14.7.06

O eterno problema do ensino


Muito se tem falado nos ultimos dias sobre os exames , os chumbos os resultados de final de ano, as criticas aos professores, as criticas á qualidade dos exames e aos criterios de avaliação.
todos falam todos dão opiniao.
Os professores revoltados porque, os alunos que eles acompanharam durante o ano lectivo e que pela sua avaliação são alunos aproveitaveis, vão chumbar porque a nota no exame nacional não foi suficiente para passarem.
Os alunos frustados porque chumbaram.
Outros professores dizem que os exames estão bem feitos e têm textos bonitos, que as perguntas estão bem formulados, os alunos é que não estão preparados para aquele tipo de formação, enfim...
Eu gostava de deixar também a minha opinião, que se prende com o facto de que quando tentamos resolver um problema e aqui aplica-se em tudo na vida , temos que ir á sua raíz.
E a raiz deste problema está nas bases dos alunos.
Porque se os alunos tivessem uma boa iniciação no ensino básico (1ª2ª3ª e4ª), quando chegassem ao ensino preparatorio e secundario viessem lá os exames que viessem, estou convencida de que os alunos saberiam ultrapassar as barreiras.
Para mim não há maus alunos, há é alunos mal preparados.
E durante o seu crescimento o que vão adquirindo não conseguem segurar. Aquilo que aprenderam no ano passado já se lhes varreu, como se custuma dizer.
Nestes debates destes ultimos dias em ainda não ouvi ninguém comentar este facto.
Será que se esqueceram que estes alunos passaram pela escola primária?


4 comentários:

L disse...

Também acredito que tudo começa nas bases.
Se estas não forem sólidas não há nada que assegure o futuro. Comigo foi assim. Mas acho que isto do ensino ainda tem muito que se lhe diga.

beijos

emn***

Brisa Intermitente disse...

é uma questão complexa sem dúvida (eu k o diga, acabei de sair deles),e, embora concorde que as bases são o cerne da questão, é complicado apontar para o local e idades exatas onde falharam, dependente lá está de mt coisa. comigo por exemplo falharam por vezes no ciclo (5,6,7...), tendo a primária sido exemplar...enfim, volto a apontar para a complexidade da questão...mas cá fica a tua opinião...bejx***

Anónimo disse...

verdade.

Anónimo disse...

Very nice site! Venting a dryer up Breast implants sault mi investment snort vicodin test Valtrex+prescription Vicodin or hydrocodone Mouthful amateur valtrex valtrex and pregancy mortgage lender trailor awning ca